in

Auxílio Emergencial: dia 1º de fevereiro é fundamental para a possível prorrogação do benefício em 2021

Benefício parou de ser pago no fim de dezembro, mas há discussões sobre prorrogação.

Caixa

O Auxílio Emergencial segue sendo debatido, discutido e pensado por muitas pessoas para este ano de 2021. O benefício pago pelo governo federal chegou ao fim no dia 31 de dezembro, mas, de acordo com a Caixa Econômica Federal, quase 30 milhões de pessoas ainda terão direito ao saque até o dia 27 de janeiro.

Publicidade

Com o fim do Auxílio Emergencial, há preocupação com muita gente que está desempregada e que ficaria desamparada sem o pagamento do benefício. O auxílio foi pago entre abril e dezembro. As cinco primeiras parcelas eram de R$ 600. As quatro últimas foram de R$ 300.

No momento, centrais sindicais defendem que o pagamento volte a acontecer. O Dia D para o Auxílio Emergencial em 2021 pode acontecer no dia 1º de fevereiro. Nesta data, os deputados federais se reúnem na Câmara dos Deputados e escolhem o novo presidente da casa.

Publicidade

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, está sendo apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Baleia Rossi recebeu o apoio de diversos partidos e surge como favorito para vencer a eleição contra Arthur Lira (PP), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e outros possíveis concorrentes.

Publicidade

“É tão importante voltarmos a olhar a nossa pauta com responsabilidade fiscal, votando reformas importantes e também, por que não, voltar a debater o Auxílio Emergencial”, afirmou Baleia Rossi. Tudo indica, pelas declarações, que o pagamento do benefício voltará ao debate se ele for eleito presidente da Câmara. Para vencer a disputa, são necessários 257 votos. Se nenhum dos candidatos atingir esta votação, haverá segundo turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!