in

Filtragem: especialista explica como funciona e os detalhes do procedimento realizado por Faustão

O apresentador global está se submetendo a um tratamento no hospital e a informação foi confirmada pela Globo.

Metropoles/Montagem Renato De Almeida

O apresentador da Rede Globo, Fausto Silva, é um dos famosos mais bem pagos da emissora carioca. Ele comanda o programa dominical Domingão do Faustão, que faz o maior sucesso e tem grande índices de audiência. Muitos fãs ficaram preocupados com uma informação que circulou nas redes sociais nesta última terça-feira, 5 de janeiro.

Publicidade

Rumores de que Fausto Silva estaria internado em uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva gerou grande preocupação. Contudo, a informação foi desmentida pela própria Rede Globo e tudo não passou de um boato. “Apuramos com Fausto e ele esclarece que não está internado. Está fazendo um tratamento de rotina de filtragem no hospital, por conta de retenções de líquido”, explicou a emissora carioca.

Não chegou a ser divulgado em qual região do corpo Faustão está fazendo o procedimento, que conta em drenar o excesso de líquido de determinada região. Lorena Amato, que endocrinologista, afirmou que o acúmulo e o local do corpo é que determina qual o melhor procedimento e também a frequência do tratamento.

Publicidade

A especialista disse que quando há excesso de líquido na região abdominal, o problema recebe o nome de ascite. Neste tipo de situação é necessário fazer o procedimento de filtragem com uma drenagem e agulha. No entanto, se o problema acomete o corpo todo, o paciente pode eventualmente ser submetido a uma hemodiálise, pois os rins não estão funcionando corretamente.

Publicidade

Entretanto, a especialista afirmou que na maior parte dos casos de retenção de líquido a recomendação é do uso de remédio diurético endovenoso. Os diuréticos tem a função de eliminar o excesso de potássio, sódio e líquido do organismo do paciente. Mas, a profissional faz questão de ressaltar a importância de descobrir a causa do problema para que o tratamento seja completo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade