A pandemia do coronavírus segue assolando a população nacional em larga escala. Nas últimas semanas, os índices de novas infecções e óbitos em decorrência da Covid-19 dispararam, ligando o alerta das autoridades sanitárias. Profissional da linha de frente no combate à doença, o médico Guilherme Augusto Costa Vasconcelos, foi mais uma vítima fatal da doença na área da saúde.
Infectado com o coronavírus, o médico de 40 anos acabou não resistindo às complicações da doença e morreu neste sábado (2), em João Pessoa. Contabilizando o óbito de Guilherme, o número de profissionais mortos pela Covid-19 na Paraíba já chega a 24, desde o início da pandemia.
Em nota publicada, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) lamentou o falecimento de Guilherme Augusto, e prestou solidariedade aos familiares e amigos da vítima. Quem também se pronunciou foi o Sindicato de Médicos da Paraíba
“Que Deus conforte todos os parentes e amigos nesse momento de despedida e ausência”, diz o sindicato por meio de nota.
Outro caso
A morte de Guilherme Augusto não foi a única entre os profissionais de saúde da Paraíba neste sábado. Bastante conhecido em Sousa, Sertão do estado, o médico Antônio Ricélio de Oliveira, também morreu vítima de complicações da Covid-19. O profissional atuava como ginecologista e obstetra e tinha 69 anos.
Antônio havia perdido a esposa recentemente para a Covid-19. A mulher do profissional morreu no dia 25 de novembro, aos 66 anos.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina, desde o início da pandemia, 896 médicos da Paraíba já foram infectados pela Covid-19, um índice que representa mais de 10% do quantitativo de médicos ativos no estado.
A Paraíba computa, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 167 mil casos de infecção do coronavírus, com 3.692 óbitos.