in

Sentindo cheiro de peixe? Este é um sintoma de Covid-19 que não deve ser ignorado

Médicos revelam que pacientes têm reportado esse sinal em seus consultórios .

Tua Saúde

A Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, continua fazendo uma série de vítimas ao redor do mundo, principalmente em países como Brasil, China, Estados Unidos, Reino Unido e Índia, locais onde há maior número de infecções pela enfermidade. 

Publicidade

Ao longo de toda a pandemia, que vem perdurando desde dezembro do ano passado, tendo início na China, a doença tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo e continua infectando a população.

Entre os principais sintomas apresentados por pacientes acometidos pela Covid-19 estão a tosse seca, o cansaço e febre, sendo que alguns dos casos, pacientes podem ainda mostrar desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite e dor de cabeça.

Publicidade

Outro sintoma que também costuma aparecer com a Covid-19 é a perda de olfato. Entretanto, existem algumas pessoas que apresentam distorção dos cheiros, o que é chamado, em termos técnicos, de parosmia.

Publicidade

De acordo com o otorrinolaringologista e cirurgião Nirmal Kumar, que se tornou um dos primeiros especialistas a identificar a parosmia em doentes Covid-19,  este é um efeito secundário “muito estranho e único” da doença.

Publicidade

Pacientes que sofrem da doença a longo prazo têm reportado a médicos estarem sentindo um forte cheiro de peixe, assim como também de queimado e enxofre. De acordo com Nirmal Kumar, isso acontece porque o coronavírus afeta as ligações nervosas do nariz.

Ao apresentar esse sintoma, é de extrema importância procurar uma unidade médica e realizar um teste Covid-19, que tem sido distribuído em todo o Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.