in

Vídeo: jovens negros são arrastados para fora de shopping e cena gera revolta; ‘Vai se tornar um Carrefour?’

Fato aconteceu na noite da última segunda-feira (28) e tem sido amplamente repercutido nas redes sociais.

Metropóles

Um vídeo se tornou viral nas últimas horas nas redes sociais. Nas imagens, dois jovens aparecem sendo retirados à força por dois seguranças do Salvador Shopping, na Bahia. No registro, um dos garotos grita por socorro após receber um golpe “mata-leão”.

Publicidade

Segundo informações de testemunhas, os meninos aparentavam ter entre 12 e 16 anos. Em nota, o Salvador Shopping informou que um dos jovens foi liberado, enquanto o outro foi levado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

A direção, no entanto, não informou qual foi o motivo da retirada agressiva dos jovens do local. O estabelecimento ainda fez questão de lamentar o ocorrido e enfatizou que o comportamento dos funcionários envolvidos no episódio está em desacordo com todas as orientações e treinamentos que os profissionais recebem. 

Publicidade

Publicidade

“O fato está sendo apurado internamente para a individualização das responsabilidades e aplicação das sanções cabíveis. Queremos reiterar que, em momento algum, concordamos com o que acontece nas imagens”, afirma um trecho da nota emitida pelo Salvador Shopping. 

Publicidade

Possível causa

De acordo com o UOL, um dos vigilantes do estabelecimento comercial alegou que um dos jovens teria agredido um segurança. Dois colaboradores do shopping afirmaram que foram xingados e ameaçados por este mesmo garoto, que supostamente tentou agredi-los. 

Repercussão

Clientes registraram as imagens dos seguranças agindo com postura agressiva, e o vídeo acabou viralizando nas redes sociais, dividindo opiniões e levantando debates. Muitos cobraram um posicionamento enérgico do estabelecimento e citaram casos recentes ocorridos, como o que houve na unidade do Carrefour em Porto Alegre, onde um cliente foi morto asfixiado em novembro. 

“O segurança em questão arrastou o jovem pelo pescoço. Novamente: vai esperar o Salvador Shopping se tornar um Carrefour ou Extra!? Vocês querem ver o shopping de vocês pegar fogo, é isso?!”, disse um internauta na página oficial do Salvador Shopping no Instagram. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade