As empresas fabricantes de papel higiênico, guardanapos, papel-toalha e lenços no Brasil estão preocupadas e fizeram um alerta recentemente devido ao aumento de custos nos insumos que são utilizados para que esses itens possam ser produzidos.
Esses empresários alegam que a alta foi de dois dígitos e que há outros problemas que o setor vem enfrentando como, por exemplo, o fato das grandes redes de supermercados não aceitarem aumento de preços.
Com isso, estas empresas estariam amargando um grande prejuízo, porque estão vendo as despesas aumentarem, mas não podem repassar os aumentos.
A associação responsável por representar esse setor já avisou que não existe a possibilidade de desabastecimento para o consumidor brasileiro, porém, deixou claro que é preocupante o desequilíbrio financeiro que vem acontecendo, justamente porque os produtores não estariam recebendo a devida atenção.
Se a situação continuar assim, acredita-se que algumas empresas acabarão falindo, principalmente aquelas de pequeno porte, resultando em mais profissionais desempregados no mercado. Outro problema seria a concentração do setor nas mãos dos grandes produtores, o que não é interessante para a economia de modo geral.
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos confirmou um grande aumento no valor dos insumos mais utilizados na produção do papel higiênico, entre outros itens. A celulose, assim como outras matérias-primas são indexadas ao dólar e a desvalorização do real contribui para a disparada dos preços.