Surgiram rumores nas redes sociais de que na Áustria até um copo de Coca-Cola pode testar positivo para Covid-19, quando é feito o processo rápido. Um vídeo postado na web mostra um parlamentar austríaco mostrando a todos a experiência em que o resultado mostra a presença do novo coronavírus.
O homem afirma no vídeo compartilhado em diversos idiomas que os testes que estão sendo feitos em todo o mundo simplesmente são inúteis porque não mostram a verdade da situação.
A empresa responsável pela produção do kit de testes foi procurada para se pronunciar a respeito e informou que o resultado de fato é inválido, mas apenas se não for realizado nas condições corretas.
O vídeo que vem causando grande polêmica tem duração de quase 4 minutos e já conta com milhares de visualizações nas redes sociais. O parlamentar austríaco afirma que mostrará a todos o quanto é ‘inútil e enganoso’ o teste que aponta se alguém está ou não infectado pelo novo coronavírus.
No final o político mostra um copo com Coca-Cola e o teste é depositado na bebida. Após alguns minutos o teste é retirado e aponta positivo, ou seja, é como se o novo coronavírus estivesse no refrigerante.
Para o político, o governo vem gastando o dinheiro dos impostos pago pelos cidadãos com a aquisição de testes que segundo ele, não valem para nada.
A AFP pediu à sua equipe para verificar esse e outros vídeos parecidos, sendo que o resultado foi positivo também para sucos, purê de maçã, entre outras amostras. Os especialistas disseram que a experiência foi realizada em condições incorretas, por isso os resultados são inválidos.