Nova variante do coronavírus é descoberta na África do Sul e deixa o mundo em alerta

Os cientistas estão atentos para tentarem acompanhar todas as mutações que o vírus vem sofrendo.

PUBLICIDADE

Foi identificada na África do Sul uma nova variante do coronavírus, notícia que deixou o mundo em alerta e as autoridades africanas estão investigando se este é o motivo para a disparada no aumento de casos confirmados nos últimos dias.

PUBLICIDADE

O sistema de saúde na África do Sul poderá ficar sobrecarregado devido ao grande número de contaminados que estão apresentando os sintomas mais graves da doença, porém, por enquanto não é possível afirmar que essa variante do coronavírus seja mais grave do que a anterior.

A Grã-Bretanha e vários países já encontraram essa variante em pacientes, por isso estão proibindo voos ao país. As famílias que compraram os pacotes de férias para o final de ano acabaram ficando frustradas, mas as autoridades garantem que é preciso agir agora antes que a situação saia do controle.

Essa nova variante do coronavírus é conhecida por 501.V2 e foi descoberta após os estudiosos rastrearem a genética do vírus Sars-CoV-2. Por enquanto essa variante parece ser encontrada somente nas regiões sudeste e sul do país, mas não tem como afirmar com total certeza de que já não tenha se espalhado para outras regiões.

A primeira vez que os cientistas identificaram essa variante foi na Baía Nelson Mandela, que fica ao longo da costa leste do país. As autoridades tentaram agir a tempo ara impedir que se espalhasse, mas já era tarde demais e os distritos do Cabo Oriental e também províncias de Cabo Ocidental foram atingidas.

PUBLICIDADE

Por enquanto os estudiosos não sabem se a vacina contra a Covid-19 oferecerá proteção também contra essa variante, por isso o caso vem sendo acompanhado de perto por cientistas do mundo todo.