Auxílio Emergencial em 2021? Esta é a condição para o benefício ser pago no ano que vem

Pagamento do Auxílio Emergencial chega ao fim no dia 31 de dezembro; haverá pagamentos residuais até 27 de janeiro.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial vai ser pago em 2021? Vai ter Auxílio Emergencial em 2021? Estas são algumas das perguntas que têm sido feitas por milhões de brasileiros. A princípio, o benefício que vem sendo pago pelo governo federal desde abril, chega ao fim no dia 31 de dezembro.

PUBLICIDADE

Alguns pagamentos residuais serão feitos até o dia 27 de janeiro. Cerca de 67 milhões de brasileiros foram contemplados com o pagamento do benefício, entre abril e dezembro. As primeiras cinco parcelas foram de R$ 600. As quatro últimas, de R$ 300.

Pesquisa do Datafolha mostrou que 36% das pessoas que recebe o Auxílio Emergencial tem no benefício a única renda. A partir do dia 31 de dezembro estas pessoas ficariam sem renda nenhuma. Uma das esperanças dos beneficiários era a Medida Provisória que trata do assunto, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), retirou de pauta.

O que pode fazer o benefício voltar a ser pago em 2021

A grande esperança é que a vacina comece a ser aplicada, o número de casos e de mortes pelo coronavírus caia e o emprego volte crescer. A única maneira de o Auxílio Emergencial voltar a ser pago em 2021, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista dada em novembro, é se a segunda onda da Covid-19 realmente acontecer.

Há quem defenda que ela já está acontecendo, devido ao aumento de casos e de mortes em todo o Brasil. Há quem defenda que a primeira onda nunca chegou ao fim. Diante de tudo isso, resta aguardar os próximos meses para ver o que acontecer no país. A princípio, o Auxílio chega ao fim nos próximos dias. 

PUBLICIDADE