in

Auxílio Emergencial em 2021? Esta é a condição para o benefício ser pago no ano que vem

Pagamento do Auxílio Emergencial chega ao fim no dia 31 de dezembro; haverá pagamentos residuais até 27 de janeiro.

Facebook Jair Bolsonaro / Caixa / Montagem Diogo Marcondes

O Auxílio Emergencial vai ser pago em 2021? Vai ter Auxílio Emergencial em 2021? Estas são algumas das perguntas que têm sido feitas por milhões de brasileiros. A princípio, o benefício que vem sendo pago pelo governo federal desde abril, chega ao fim no dia 31 de dezembro.

Publicidade

Alguns pagamentos residuais serão feitos até o dia 27 de janeiro. Cerca de 67 milhões de brasileiros foram contemplados com o pagamento do benefício, entre abril e dezembro. As primeiras cinco parcelas foram de R$ 600. As quatro últimas, de R$ 300.

Pesquisa do Datafolha mostrou que 36% das pessoas que recebe o Auxílio Emergencial tem no benefício a única renda. A partir do dia 31 de dezembro estas pessoas ficariam sem renda nenhuma. Uma das esperanças dos beneficiários era a Medida Provisória que trata do assunto, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), retirou de pauta.

Publicidade

O que pode fazer o benefício voltar a ser pago em 2021

A grande esperança é que a vacina comece a ser aplicada, o número de casos e de mortes pelo coronavírus caia e o emprego volte crescer. A única maneira de o Auxílio Emergencial voltar a ser pago em 2021, de acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista dada em novembro, é se a segunda onda da Covid-19 realmente acontecer.

Publicidade

Há quem defenda que ela já está acontecendo, devido ao aumento de casos e de mortes em todo o Brasil. Há quem defenda que a primeira onda nunca chegou ao fim. Diante de tudo isso, resta aguardar os próximos meses para ver o que acontecer no país. A princípio, o Auxílio chega ao fim nos próximos dias. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!