Nova mutação do coronavírus pode apresentar risco maior em crianças; especialistas alertam sobre gravidade

Estudos estão sendo realizados para entender o que a mutação pode significar.

PUBLICIDADE

O mundo tem sofrido com a pandemia do coronavírus que vem assolado a humanidade há meses. A sociedade mudou completamente a maneira de viver em função do grave problema de saúde instalado por causa da circulação do vírus.

PUBLICIDADE

Uma variação do coronavírus está assustando a Europa. O surgimento dessa nova cepa foi comunicada à OMS – Organização Mundial de Saúde no dia 14 de dezembro. Contudo, somente nesta última semana as pesquisas indicaram que a taxa de transmissão poderia ser 70% superior ao vírus que era conhecido até o momento.

A descoberta fez com que o primeiro-ministro Boris Johnson tomasse uma atitude drástica. Ele cancelou o Natal para milhões de pessoas impondo várias restrições. Estudos estão sendo realizados para entender quais os impactos dessa nova mutação. Para o especialista Neil Freguson, as informações sugerem que o vírus tem uma propensão maior para infectar as crianças.

No entanto, o epidemiologista deixou claro que não foi estabelecido nenhuma causalidade sobre isso, porém é o que os dados estão mostrando. Foi constatado nas últimas semanas que casos dessa variante do coronavírus tem atingido mais aos menores de 15 anos se comparado ao vírus que não sofreu variação.

Membros do grupo de pesquisa ressaltam que não há provas dessa relação e pedi cautela em relação à situação, já que são necessários mais estudos para poder comprovar a teoria. “Talvez as crianças sejam igualmente suscetíveis a este vírus como adultos e, portanto, dado seus padrões de mistura, você esperaria ver mais crianças sendo infectadas”, explicou um dos especialistas.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus já fez milhares de vítimas ao redor do mundo. No Brasil, o número de casos voltou a subir novamente nas últimas semanas causando grande preocupação nas autoridades.