in

Órgão dos EUA confirma 6 pacientes com reações alérgicas graves após uso da vacina da Pfizer/BioNTech

Todos os diagnosticados com o problema são adultos com idades abaixo dos 65 anos.

Nicolas Economou/NurPhoto Agency - via Getty Images

Pelo menos seis pessoas que tomaram a vacina da Pfizer contra o coronavírus foram diagnosticadas com uma grave reação alérgica conhecida como anafilaxia. As informações foram divulgadas pelo Centro Para Controle e Prevenção de doenças (CDC, na sigla em inglês), agência reguladora dos Estados Unidos.

Publicidade

O órgão está investigando as ocorrências a fim de descobrir com maior profundidade a interação da vacina com a reação alérgica. Os pacientes são todos adultos e menores de 65 anos, moradores de diferentes regiões do território estadunidense. Por conta disso, uma autoridade do CDC, Tom Clark, acredita que não seja um problema restrito a uma única linha de produção da vacina, mas referente à composição do imunizante em si.

De acordo com dados do sistema de segurança da vigilância sanitária publicados na última sexta-feira (18), pelo menos 3.150 das 112.807 pessoas que tomaram a vacina alegaram sentir algum desconforto que impossibilitou as atividades diárias.

Publicidade

Segundo Clark, a maioria dessas pessoas está recusando tratamento hospitalar, mantendo-se em casa até que os sintomas passem. Cabe ressaltar que, apesar das reações alérgicas, não existem indícios de óbitos decorrentes da vacina. A Covid-19, por sua vez, já matou mais de 315 mil estadunidenses desde o início da pandemia.

Publicidade

Além da vacina resultante da parceria entre Pfizer e BioNTech, o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (Acip, em inglês), estuda a regularização de outra vacina, esta fabricada pela Moderna. Os efeitos colaterais apresentados por estes seis pacientes foram documentados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com