Menina de 9 anos morre e Justiça causa espanto ao dizer quem é o culpado

A decisão da Justiça sobre a morte de Ella Kissi-Debrah está repercutindo em todo o mundo.

PUBLICIDADE

A morte da menina Ella Kissi-Debrah, de apenas nove anos, em 2013, repercutiu nesta semana em todo o mundo, após a Justiça britânica apontar quem foi o culpado pela morte da criança. A decisão partiu dos chamados Coroner’s Courts, tribunais investigativos que contam com o trabalho de peritos, como médicos legistas, e que fazem parte do sistema judicial britânico desde 2009.

PUBLICIDADE

Segundo decisão do tribunal, “a poluição ambiental foi um fator relevante tanto para a causa como para o agravamento de suas crises de asma”, diz trecho da conclusão. Segundo a decisão, a menina “foi exposta a níveis de dióxido de nitrogênio e partículas flutuantes que superaram os níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde”.

A decisão é histórica e abre precedentes para todo o sistema judicial britânico. Embora os Coroner’s Courts não possam atribuir penas específicas, a decisão já entra para a história e pode fazer o governo do primeiro-ministro Boris Johnson atuar mais firmemente no combate à poluição.

Ella Kissi-Debrah morava com a família na região sudeste de Londres, capital da Inglaterra. Os dois últimos anos da garotinha que hoje teria 16 anos, foram marcados pelas idas constantes ao hospital devido aos problemas de saúde. Um médico legista que analisou o caso deu detalhes da situação.

Segundo Philip Barlow, Ella viveu toda a vida perto de rodovias com alto nível de poluição. A exposição ao dióxido de nitrogênio colaborou para que tivesse os problemas de saúde que desencadearam em sua morte aos 9 anos de idade. A primeira sentença, de 2014, apontava uma síndrome respiratória aguda como prova da morte de Ella.

PUBLICIDADE