in

Médico que voltou à linha de frente após Covid-19 teve coma, pulmão comprometido e intestino removido

Cláudio Sérgio Martins, de 32 anos, esteve literalmente entre a vida e a morte durante sua internação pela Covid-19.

Metrópoles/Divulgação - arquivo pessoal de Cláudio Sérgio Martins

O médico Cláudio Sérgio Martins, de 32 anos, saiu vencedor de uma árdua batalha contra a Covid-19. Após assumir a linha de frente da pandemia do coronavírus, foi infectado e passou por uma longa internação de 59 dias, sendo 30 deles em coma induzido em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além de ter 80% do pulmão comprometido, retirou cerca de 45 centímetros do intestino delgado em decorrência de complicações provocadas pela doença.

Publicidade

Plenamente curado, a ficha do médico ainda não caiu. “Não acredito que estou vivo”, afirma. Após a recuperação, voltou para a linha de frente no combate à doença, apesar de todos os problemas que viveu. “Atender é voltar um pedacinho da vida que a doença tentou me roubar”, destacou em entrevista ao G1.

Quando começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19, Cláudio jamais imaginou que pudesse ficar tão ruim de saúde. Ele recorda que no contato com pacientes infectados, nenhum deles, com a sua idade, apresentou pioras tão consideráveis no quadro de saúde.

Publicidade

Aprendizados vindos com a Covid-19

Após sua batalha pela vida, o médico destaca que desenvolveu uma nova visão sobre a doença. Pelo fato de ter sentido na pele todo o sofrimento desencadeado pela Covid-19, consegue se colocar no lugar do paciente de uma maneira muito mais humanitária, compreendendo todas as dores e temores pela vida.

Publicidade

“O vírus pode entrar em você, dar uma voltinha e ir embora, ou pode entrar e causar um estrago”, explica o profissional da área da saúde, ressaltando a importância de seguimento aos protocolos de segurança, como isolamento social, uso de máscaras de proteção e devida higienização das mãos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com