in

Fungo misterioso faz novas vítimas no Amazonas e dispara alerta: doença causa feridas de difícil cicatrização

O secretário de Saúde de Manaus, estado foco da contaminação, pediu calma para os moradores, desconstruindo alguns mitos.

Foto: Valdo Leão /Semcom | EJABLOG/Divulgação

As autoridades médicas do estado de Amazonas estão preocupadas com o aumento da transmissão de fungos do tipo esporotricose animal, que vem se espalhando pela cidade de Manaus, capital do estado. Neste momento, pelo menos 22 pessoas estão sendo investigadas por suspeitas de contágio pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Publicidade

A princípio, os fungos tendem a atingir animais domésticos, em especial os gatos. A sua característica preponderante é a abertura de ferimentos na pele que demandam muita dificuldade para a cicatrização. De acordo com informações do G1 Amazonas, acredita-se até o momento que não seja letal a seres humanos, desde que haja o tratamento médico adequado e em tempo hábil.

O atual secretário de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, procurou tranquilizar os moradores sobre a doença. Ele destaca que o fungo não é mortífero, existindo tratamento e cura para a enfermidade.

Publicidade

Desde que os primeiros casos começaram a se espalhar na região, muitos boatos tomaram conta das ruas, sobretudo pelo contexto pandêmico que vivemos em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Publicidade

Em entrevista para a referida reportagem, a médica-veterinária Patrícia de Paula, diretora do CZZ, pede aos moradores que não abandonem os animais, uma vez que a atitude, pelo contrário, poderá aumentar a transmissão do fungo. O ideal é manter os pets dentro de casa, sem permissão para sair na rua durante esse período, além de manter o controle de vacinação em dia. Outra ótima medida é proceder com a castração, evitando uma grande sequência de outros problemas de saúde.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com