in

Luto na televisão brasileira: veterano jornalista de Globo, SBT, Record e Band morre vítima da Covid-19

Amigos e companheiros de trajetória prestam suas últimas homenagens nesta terça-feira (15).

Montagem: Henrique Furtado

Faleceu na manhã desta terça-feira (15) o prestigiado cronista esportivo Orlando Duarte, aos 88 anos. Acometido por um quadro severo de Covid-19, não resistiu aos sintomas desencadeados pela síndrome respiratória aguda, vindo a óbito. Em sua prestigiosa carreira na imprensa brasileira, cobriu incríveis 14 edições de Copa do Mundo além de 10 Jogos Olímpicos.

Publicidade

Nascido na cidade de Rancharia, no interior de São Paulo, Orlando Duarte passou por alguns dos principais veículos de imprensa do país, tanto no rádio quanto na televisão. O início da trajetória de enorme sucesso foi no jornal O Tempo, seguindo pela Gazeta Esportiva, Joven Pan e Rádio Banderantes.

No início da década de 1960, foi convidado a participar do projeto recém-criado da TV Cultura, sendo diretor de esportes. Anos depois, viria a passar pelo SBT, Record, Globo e Band. Com seus prognósticos e análises precisas, virou um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro, cativando uma multidão de torcedores.

Publicidade

Orlando Duarte ganha homenagens

Ao longo desta terça-feira, diversas pessoas que trabalharam com Orlando Duarte estão deixando suas últimas mensagens de condolências. É o caso do narrador esportivo Nilson Cesar, do Grupo Jovem Pan, um dos primeiros a se pronunciar sobre a tragédia. “Morreu nosso irmão, grande amigo e companheiro Orlando Duarte. Isso sim. Nos ensinou muito”, disse o locutor.

Publicidade

Consta no repertório de Orlando Duarte uma vasta contribuição para a literatura brasileira. Além de livros memoráveis sobre o futebol e as Olimpíadas, foi autor de romances como O Homem que Volta e Os Desesperador. Em 2012 foi diagnosticado com Alzheimer, aposentando-se do esporte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com