O ventilador foi uma grande invenção que facilitou para uma boa noite de sono, principalmente quando está muito calor. Mas, esse item, bastante comum em residências domésticas, pode acabar afetando a saúde, de acordo com o que dizem especialistas.
Segundo Fausto Nakandakari, que trabalha como otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês, em São Paulo, o ato de dormir com o ventilador ligado pode provocar inflamações e ainda ressecamento das vias aéreas.
Isso aconteceu porque o ar contém muita poeira, que acaba sendo espalhada pelo vento e entrando na boca e no nariz: “Pode agravar o processo alérgico por causa das muitas substâncias presentes no ambiente, como ácaros e fungos“, conta Fausto.
O especialista explica que o problema não acontece, obrigatoriamente, porque a casa esteja suja, mas devido ao fato de que, ao longo do dia, microrganismos como ácaros e fungos surgem e são dissipados pelo ventilador, indo direto para as vias aéreas e as comprometendo.
Em casas com animais de estimação, o ventilador pode ainda espalhar os pêlos, que, assim como os microrganismos, entram pelo nariz e boca e interferem na saúde, podendo provocar alergia respiratória.
Outro fator que é agravado pelo uso do ventilador é a existência de vestígios de baratas e outros insetos. Quando o eletrodoméstico é ligado, esses resíduos se espalham e entram pelas vias aéreas, o que pode se tornar um problema posteriormente.
Ar-condicionado também espalham a sujeira, de acordo com o médico, que indica limpar bem carpetes e tapetes para evitar que haja sujeiras na casa que possam ser dissipadas pelo eletrodoméstico, seja ele ar-condicionado ou ventilador.