in

Dormir com ventilador ligado pode ser muito prejudicial à saúde; médico explica

Especialista dá dicas de como evitar ter problema de saúde com o uso do eletrodoméstico.

Portal R10

O ventilador foi uma grande invenção que facilitou para uma boa noite de sono, principalmente quando está muito calor. Mas, esse item, bastante comum em residências domésticas, pode acabar afetando a saúde, de acordo com o que dizem especialistas.

Publicidade

Segundo Fausto Nakandakari, que trabalha como otorrinolaringologista do HospitaL Sírio-Libanês, em São Paulo, o ato de dormir com o ventilador ligado pode provocar inflamações e ainda ressecamento das vias aéreas.

Isso aconteceu porque o ar contém muita poeira, que acaba sendo espalhada pelo vento e entrando na boca e no nariz: “Pode agravar o processo alérgico por causa das muitas substâncias presentes no ambiente, como ácaros e fungos“, conta Fausto.

Publicidade

Publicidade

O especialista explica que o problema não acontece, obrigatoriamente, porque a casa esteja suja, mas devido ao fato de que, ao longo do dia, microrganismos como ácaros e fungos surgem e são dissipados pelo ventilador, indo direto para as vias aéreas e as comprometendo.

Publicidade

Em casas com animais de estimação, o ventilador pode ainda espalhar os pêlos, que, assim como os microrganismos, entram pelo nariz e boca e interferem na saúde, podendo provocar alergia respiratória.

Outro fator que é agravado pelo uso do ventilador é a existência de vestígios de baratas e outros insetos. Quando o eletrodoméstico é ligado, esses resíduos se espalham e entram pelas vias aéreas, o que pode se tornar um problema posteriormente.

Ar-condicionado também espalham a sujeira, de acordo com o médico, que indica limpar bem carpetes e tapetes para evitar que haja sujeiras na casa que possam ser dissipadas pelo eletrodoméstico, seja ele ar-condicionado ou ventilador.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.