in

Pneumonia: conheça 9 sintomas da doença que pode levar a morte se não for tratada corretamente

A doença é grave e pode evoluir para um quadro clínico preocupante e até mesmo matar se não receber tratamento correto.

Dreamtime

A pneumonia é uma doença grave e pode levar a morte caso não seja tratada da forma correta. É uma infecção respiratória que pode ser provocada por vírus, fungos ou bactérias que pode ter como sintomas tosse, febre, dificuldade respiratória e sensação de falta de ar. No entanto, esses sintomas podem surgir repentinamente ou de forma gradativa, quando o sistema imunológico está mais fraco.

Publicidade

Apesar de existir tipos diferentes de pneumonia, a maior parte dos caos os sintomas são muito parecidos. O que vai variar muitas vezes é o tipo de tratamento indicado pelo pneumologista. Para saber se você está com pneumonia é importante ficar atento aos sinais que o corpo apresenta.

Os sintomas podem variar um pouco de acordo com a faixa etária. No caso de bebês, os pais precisam estar atentos aos indícios que o pequeno dá, já que eles não conseguem se expressar quando muito pequenos. Fique atento ao choro excessivo, vômitos, falta de apetite, agitação, esses sinais indicam que algo não vai bem. Nos idosos, a pneumonia pode provocar confusão mental, perda de memória, associados a tosse, febre e dificuldade respiratória.

Publicidade

O diagnóstico de pneumonia geralmente é feito através de exame de imagem, conhecido como raio-X. Através dele, o médico consegue avaliar com melhor exatidão como está o pulmão do paciente. Além da radiografia, o profissional pode solicitar exame de sangue, catarro, culturas ou gasometria artéria, que é indicado para poder avaliar alterações sanguíneas e também a identificação da infecção presente.

Publicidade

Apesar de alguns tipos diferentes, os sintomas da pneumonia são quase sempre os mesmos. Por isso, fique alerta aos sinais da doença e procure ajuda médica para obter uma melhora avaliação.

Publicidade
  • Febre que esteja acima de 38º C
  • Falta de ar ou dificuldade respiratória
  • Respiração mais curta que o normal
  • Tosse seca
  • Tosse com secreção esverdeada ou sangue
  • Dor no peito
  • Dor de cabeça constante
  • Cansaço frequente e dor muscular
  • Suores noturnos intensos
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.