in

Urgente: ministro da Saúde diz que vacinação contra a Covid-19 pode começar este mês

Eduardo Pazuello deu entrevista ao canal de notícias CNN Brasil e falou sobre a vacinação.

Getty Images

Os brasileiros querem saber quando começará a vacinação contra a Covid-19. A doença causada pelo coronavírus já vitimou mais de 170 mil pessoas em todo o país. O Brasil é o segundo país em número de mortes. Não há remédio que cure a Covid-19 e a grande esperança é a vacina.

Publicidade

O governo federal ainda não divulgou o calendário nacional de vacinação. Em entrevista à CNN Brasil, o ministro Eduardo Pazuello falou sobre o tema e chamou a atenção com sua declaração. Segundo o ministro, a Pfizer, laboratório que produz uma das vacinas, pode pedir autorização emergencial para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste cenário, de acordo com Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 poderia começar neste mês de dezembro. Ontem, em reunião com governadores, o ministro havia falado que demoraria até 60 dias para a agência autorizar o uso de alguma vacina.

Publicidade

“O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo, em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer”, afirmou o ministro na entrevista ao canal de notícias.

Publicidade

De acordo com informações do portal UOL, nenhum laboratório fez o pedido para a Anvisa. As declarações do ministro acontecem depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar início da vacinação no estado no dia 25 de janeiro. 

Publicidade

A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ainda não tem autorização da Anvisa e só poderá ser aplicada na população quando esta autorização for feita.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!