in

Jair Bolsonaro volta a falar sobre vacina contra a Covid e recebe críticas: ‘toma vergonha’

Presidente se manifestou novamente nas redes sociais sobre o tema vacinação contra a Covid.

Flickr Alan Santos

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre a vacina contra a Covid-19, aguardada por todos os brasileiros e que começou a ser aplicada na população do Reino Unido nesta terça-feira (8). A Covid-19 já matou mais de 170 mil pessoas em todo o Brasil desde março. No mundo todo, são mais de 1,5 milhão de óbitos.

Publicidade

A polêmica do momento envolve qual vacina será disponibilizada para a população. Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) confirmou plano de vacinação no estado a partir do dia 25 de janeiro, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não liberou a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

“O Brasil disponibilizará vacinas de forma gratuita e voluntária após comprovada eficácia e registro na Anvisa. Vamos proteger a população respeitando sua liberdade, e não usá-la para fins políticos, colocando sua saúde em risco por conta de projetos pessoais de poder”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

Publicidade

O presidente foi criticado por alguns internautas. “Cria vergonha na cara Jair. Vocês produziram doze zilhões de toneladas de cloroquina, que os laboratórios do mundo todo tão cuspindo paper toda semana provando NÃO funcionar. Vem agora querer pagar de defensor da ciência? Típico ‘a ciência só está certa quando concorda comigo'”, escreveu o youtuber Pirula.

Publicidade

Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais do presidente, rebateu Pirula. “A hidroxocloriquina é certificada pela Anvisa e o seu uso off label é prescrito por médicos após exames clínicos. Mas o ponto aqui é outro: você defende que uma vacina seja oferecida sem que sua eficácia seja comprovada e certificada pela Anvisa? Se não, qual o problema do tweet?”, escreveu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!