Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Reino Unido. A vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã de biotecnologia BioNTech começou a ser aplicada no País, nesta terça-feira (8).
O Reino Unido é o primeiro a iniciar a campanha de vacinação contra a coronavírus. A Covid-19 já matou mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo país em número de mortes, há mais de 177 mil óbitos confirmados em decorrência da doença.
Após ser vacinada, Margaret deu entrevista e afirmou que se sentia privilegiada por a ser primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em todo o mundo. A idosa comemorou o fato de que poderá passar Natal e Ano Novo ao lado da família. “Depois de estar dozinha a maior parte do ano”, revelou.
Na próxima semana, Margaret completará 91 anos e seu nome já está na história mundial. Daqui a muitos anos, quando se falar sobre a pandemia, certamente será recordada a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19. Este era um momento que o mundo todo estava aguardando com ansiedade.
A primeira dose recebida por Margaret foi aplicada em um hospital de Conventry, na Inglaterra. Daqui a 21 dias, a idosa receberá a segunda dose da vacina. De acordo com informações da BBC, a segunda pessoa vacinada foi um homem chamado William Shakespeare, de 81 anos.
Vacina no Brasil
Ainda não há previsão de quando começará a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para informar que a vacina será gratuita e não obrigatória em todo o Brasil. Mais cedo, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que vai iniciar campanha de vacinação no estado no dia 25 de janeiro. A CoronaVac ainda não foi liberada pela Anvisa.