Com a retomada gradual do turismo, estes são os países da América Latina que já dão as boas-vindas aos brasileiros

Com a retomada gradual do turismo, a Booking.com ajuda os turistas a planejarem suas futuras viagens a esses países.

PUBLICIDADE

Enquanto 67%* dos brasileiros sonham em viajar de novo quando o período de restrições acabar, o turismo começa a dar sinais de retomada gradual em algumas regiões – e a América Latina é uma delas. Recentemente, alguns países da região reabriram suas fronteiras e, com isso, os brasileiros já são bem-vindos em alguns destinos. Mais do que nunca, será importante entender os novos protocolos de higiene e convívio social que estão sendo adotados nos respectivos destinos e acomodações pesquisadas antes de fazer a reserva, além de se informar a respeito das exigências de cada país para a entrada de turistas. Além disso, caberá a cada viajante determinar a hora certa para retomar suas experiências pelo mundo.

PUBLICIDADE

Com a missão de tornar mais fácil ao viajante explorar o mundo, e para ajudar os turistas que desejam planejar suas futuras viagens, a Booking.com mostra o que esses países têm a oferecer. Vale dizer que devido ao cenário dinâmico no qual os governos podem criar restrições de viagem a qualquer momento, a lista abaixo pode sofrer alterações. 

Argentina 

Mesmo durante a quarentena, o país era o 5º destino internacional mais desejado pelos viajantes brasileiros, segundo um levantamento das milhões de listas de viagens criadas na Booking.com nos meses de julho e agosto**, e agora os brasileiros já podem visitar a romântica Argentina e explorar sua cultura, famosa pela música e pelo tango, principalmente na charmosa Buenos Aires. Entre as paradas obrigatórias para os turistas, está o Mar del Plata, cidade com uma longa extensão de praia e agitada vida noturna, e Córdoba, já que é a segunda maior cidade do país com inúmeras atrações que vão desde passeios culturais e históricos, arquitetura singular, até uma boa gastronomia, e sua bela paisagem montanhosa, também rodeada por rios e cachoeiras. 

Paraguai 

Além das famosas compras em Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz do Iguaçu, no Brasil, o Paraguai tem atrações para todos os gostos e idades e já está aberto para que os brasileiros desfrutem de suas belas paisagens naturais e sua mistura entre cultura europeia e indígena. Essa famosa cidade abriga museus e uma gastronomia típica que irá transportar o viajante às ricas tradições e culturas do país. Quem visitar o Paraguai também não pode deixar de ir a Encarnación, cidade famosa por seu carnaval, com aristas enfeitados com flores, brilhos e cocares, criando uma atmosfera festiva e selvagem. 

Bolívia 

Conhecido em meio a viajantes que planejam um mochilão pela América do Sul e abrigando pontos turísticos conhecidos, como o Lago Titicaca e o deserto de sal Salar de Uyuni, esse país de fortes tradições indígenas proporciona um mergulho cultural ao viajante. Uma importante atração que reforça essa característica é o Parque Nacional Nadidi, ao norte do rio Amazonas, que abriga milhares de espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios, além de ser o local onde vivem os aborígenes de Tacana, únicas pessoas permitidas a morar lá dentro. 

PUBLICIDADE

Chile 

De acordo com uma pesquisa*** feita em março de 2019, o Chile é o segundo país preferido da América Latina para mulheres brasileiras que viajam sozinhas. De praias a pistas de esqui e encantadoras vinícolas, viajantes de todos os perfis já podem se programar para visitar o país. São inúmeros passeios que rendem belíssimas paisagens e experiências singulares pelo Chile. Entre alguns locais extraordinários por lá, está a Ilha de Páscoa, com suas misteriosas figuras de pedras esculpidas há 600 anos, a bela ilha Chiloé, repleta de casas de madeira coloridas que encantam toda a sua costa, e a Ilha Magdalena, cujos únicos habitantes são os pinguins. 

Colômbia 

No extremo norte da América do Sul, com uma paisagem marcada por florestas tropicais, plantações de café e pela Cordilheira dos Andes, a Colômbia já está recebendo viajantes internacionais. Brasileiros já estão autorizados a entrar e desfrutar desse país vibrante, que abriga cidades singulares e as belezas naturais do Caribe. Cartagena não pode ficar de fora do roteiro, já que é a cidade mais vibrante e cheia de tradições e culturas, refletidas no comércio, gastronomia e vida noturna, além de estar próxima à belíssimas praias de mar azul, como a Isla del Rosario, que garante passeios naturais com paisagens de tirar o fôlego. 

Costa Rica 

Conhecida por suas mais de 300 praias e forte biodiversidade, a Costa Rica já autorizou a entrada de viajantes brasileiros, que poderão desfrutar de dias relaxantes em meio à natureza, aproveitando verdadeiras férias para descansar. Por lá, o turista viverá aventuras e apreciará paisagens exuberantes nos voos sobre floresta tropical e vulcões com as famosas tirolesas. A Costa Rica também é excelente para quem tem o desejo de aprender a surfar, já que ela fica no litoral Pacífico e do Caribe, que tem ondas o ano todo. 

México 

Com 6 cidades em meio aos 1000 destinos mais presentes nas wish lists** criadas por usuários do mundo todo na Booking.com entre os meses de julho e agosto, o México já reabriu suas fronteiras para viajantes internacionais, incluindo os brasileiros, que já podem visitar o país e aproveitar todos os seus encantos históricos, naturais, belas praias e agito. Entre alguns destinos obrigatórios para turistas, estão Chichén Itzá, com suas históricas ruínas e pirâmide maia que atraem cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano; Tulum, a deslumbrante praia caribenha de mar azul turquesa e areia branca; e o sítio arqueológico de Uxumal, um enorme complexo de pirâmides e tempos esculpidos, que podem ainda ser escalados.  

República Dominicana 

A República Dominicana é o destino ideal para quem busca praia, sol e descanso. Turistas brasileiros que desejam conhecer as exuberantes praias do país – são pelo menos 160 quilômetros de praias somente em Punta Cana – já podem programar sua viagem. Por lá os viajantes serão recebidos por um povo caloroso e serão evolvidos pelos ritmos de reagge, bachata e merengue. Para quem deseja assistir a um belíssimo show natural, entre dezembro e abril as baleias jubarte nadam do Atlântico Norte até a Península de Samaná, na costa nordeste do país, para o nascimento de deus filhotes.

*Pesquisa encomendava pela Booking.com e conduzida entre uma amostra de adultos que viajaram a negócios ou a lazer nos últimos 12 meses, e que planejam viajar nos próximos 12 meses (se/assim que as restrições de viagem forem suspensas). No total, 20.934 pessoas de 28 países foram entrevistadas. 


**Metodologia: baseada na comparação de dados de “wish lists” criadas na Booking.com entre julho e agosto de 2020 com os mesmos meses em 2019. Clientes da Booking.com podem incluir propriedades em suas “wish lists” clicando no botão de coração presente em todas as páginas de propriedades listadas na plataforma. 


***A pesquisa foi feita em março de 2019 com 4 mil respondentes de Brasil, México, Colômbia e Argentina, sendo mil por país, com homens e mulheres de 18 a +60 anos que já realizaram pelo menos duas viagens internacionais.