Você tem sentido sintomas como dor de garganta de mau hálito? Então fique atento, pois é possível que esteja sofrendo de amigdalite, um problema bastante comum encontrado em pessoas de várias faixas etárias.
Amigdalite consistem em uma inflamação de uma ou das duas amígdalas, ou seja, as duas massas de tecido encontradas nos lados da parte posterior da garganta, que podem fica inflamadas em decorrência de uma infecção por vírus.
Assim como a maioria das doenças, a amigdalite é bastante incômoda e provocar uma série de sintomas, tais como:
- Inchaço e vermelhidão nas amígdalas
- Nódulos linfáticos sensíveis
- Amígdalas
com manchas vermelhas ou brancas - Dor de garganta
- Dificuldade para se alimentar
- Rouquidão
- Dor de cabeça
- Mau hálito
Como a amigdalite é transmitida?
Esse problema pode ser repassado de uma pessoa para outra através do ar, depois de espirrar ou tossir, e também por meio do beijo, depositando o vírus na boca do outro indivíduo. Por isso, o melhor a fazer quando souber que está com amigdalite é manter-se afastado das outras pessoas até que melhore.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da amigdalite costuma ser feito por meio de antibiótico, quando o problema é provocado por bactérias. Enquanto não estiver curado, é importante ingerir apenas alimentos macios para evitar sentir dor ao comer.
Também é importante, ao ser acometido pela amigdalite, não fumar, pois esse ato pode acabar irritando a garganta ainda mais. Gargarejo com sal e água é outra recomendação para quem está com o problema.