in

Norovírus: o novo vírus que está assustando a população da China e é muito contagioso

O surto de coronavírus ainda prossegue, mas outra doença tem provocado preocupação.

La Republica/Montagem

Desde o o mês de dezembro do ano passado, a China vem lutando contra o surto do coronavírus, que surgiu na cidade de Wuhan. As mortes por causa da doença alcançaram números altíssimos, não apenas na Ásia, mas também em todos os outros continentes para os quais a infestação foi levada.

Publicidade

Atualmente, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus ultrapassam 66 milhões no mundo inteiro. Além disso, o índice de mortes em decorrência da Covid-19 passam de um milhão e meio d vidas perdidas em todos os continentes.

O coronavírus tem sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, tosse seca e cansaço. Ele pode ser transmitido facilmente de uma pessoa que foi acometida pelo vírus para outra.

Publicidade

Recentemente, a China detectou o surto de outra doença, também relacionada a vírus. Trata-se do Norovírus, que está infectando muitas pessoas em pouco tempo no país asiático. Mas afinal, o que é o Norovírus?

Publicidade

O que é?

Segundo informações que foram divulgadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o norovírus é um grupo de vírus de caráter contagioso e que são capazes de acometer indivíduos de qualquer faixa etária. Contrair o norovírus significa que o paciente pode sofrer de uma inflamação do estômago ou intestinos que termina em gastroenterite aguda.

Publicidade

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns apresentados por um paciente que foi acometido pelo norovírus estão náusea, vômitos, diarreia, dor de estômago, febre, dor de cabeça e mal-estar geral. Eles têm muita semelhança com os de quem tem coronavírus.

O contágio pode ser feito através de contato com locais contaminados e é encontrado nas fezes ou vômito de pessoas infectadas e em superfícies infectadas que foram tocadas por pessoas doentes.

Tratamento

De acordo com os primeiros estudos não há um tratamento específico para esta infecção e a recuperação ocorre de acordo com a saúde do sistema imunológico do infectado. Na maioria das pessoas, a doença desaparece em poucos dias

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.