in

Farmacêutica confunde remédio de calvície com xarope e resultado é catastrófico, podendo ser irreversível

A suspeita é de que o laboratório tenha trocado a fórmula do xarope com a receita de um remédio que trava calvície.

Pais&Filhos

Um grave erro cometido por uma indústria farmacêutica da Espanha acabou se tornando algo catastrófico. O erro fez com que 20 crianças que ingeriram xarope que seria para tratar dor no estômago começassem a desenvolver quantidade grande de pelos no corpo inteiro. O fato aconteceu no ano de 2019, porém a situação voltou à tona novamente depois que os familiares das vítimas entraram em contato com o portal de notícias Daily Mail.

Publicidade

Infelizmente, segundo informação dos familiares das crianças, após passado quase dois anos, o distúrbio ainda continua acontecendo e nenhuma atitude foi tomada até o momento. A principal suspeita é que o laboratório tenha se equivocado da hora de fazer a medicação e teria trocado a fórmula do xarope por uma receita de um remédio que é usado para poder tratar a calvície.  

Os rótulos que foram trocados foram distribuídos por Valência, Granada e Cantábria, e a descoberta somente aconteceu depois de ter havido um processo na justiça de um grupo de parentes das vítimas. De acordo com o médico pediatra que fez a avaliação das vítimas, os pequenos teriam sido tratados com uma alta concentração de minoxidil, que é um estimulante usado para o crescimento de pelos, enquanto na verdade deveriam estar fazendo uso de omeprazol.

Publicidade

O grave erro culminou em provocar um quadro de hipertricose nas crianças. Infelizmente, a enfermidade não tem cura e ainda não é possível dizer se a doença vai ser reversível no caso dos pequenos. Conforme informação do Ministério da Saúde da Espanha, o caso foi parar na Justiça desde o mês de julho de 2019, sendo o defensor do caso o advogado Javier Diaz.

Publicidade

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde fez a retirada dos lotes da medicação no mercado na ocasião. O laboratório responsável pela produção dos medicamentos foi fechado e os remédios recolhidos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.