in

Privatização: governo Bolsonaro anuncia quais estatais serão privatizadas em 2021

O governo pretende privatizar nove empresas estatais no ano de 2021, saiba quais são elas.

Uol

Desde o início do governo Bolsonaro o ministro da economia, Paulo Guedes, já dizia pretender realizar privatizações de estatais. Mas, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, o governo anunciou que pretende realizar 9 privatizações no ano de 2021. Entre essas estatais escolhidas para serem leiloadas estão os Correios e a Eletrobras.

Publicidade

O governo prevê a privatização de nove empresas

Essa proposta é oriunda da PPI (Programa de Parceria de Investimentos), através desse programa serão feitas algumas concessões para empresas privadas, visando uma parceria entre essas empresas e o governo para a realização de obras e serviços públicos.

Entre as empresas incluídas nesse programa está uma Eletrobras, a ABGF (Agência Gestora de Fundos Garantidores e Garantias), a Emgea (Empresa Gestora de Ativos), a CeasaMinas, Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), Companhia Brasileira de Trens Urbanos-MG, os Correios, a Codesa (Companhia de Docas do Espírito Santo) e a Nuclep (Neclebrás Equipamentos Pesados).

Publicidade

Guedes se diz frustrado por não ter conseguido privatizar nenhuma empresa em dois anos de governo

A expectativa do governo é que haja a geração de R$367 bilhões em investimentos externos. No mês de novembro, Guedes, o Ministro da Economia chegou a falar estar frustrado porque em dois anos de governo ainda não conseguiu privatizar nenhuma empresa estatal.

Publicidade

De acordo com o governo, essas privatizações servirão para a melhoria do país, com investimento das empresas e que ao fim dessa 40 anos de concessão, as empresas entregarão ao país organizações mais fortes e florestas revitalizados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.