Helicóptero do Ibama cai durante combate a incêndio no Pantanal e mata piloto; corpo é encontrado horas depois

A vítima era coronel do Corpo de Bombeiros e não resistiu aos ferimentos provocados pela queda.

PUBLICIDADE

Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) caiu no início da noite desta segunda-feira, dia 30 de novembro. A aeronave estava sendo utilizada para o combate de um foco de incêndio na região do Pantanal e, em meio ao acidente, o piloto acabou não resistindo, vindo a falecer.

PUBLICIDADE

Mauro Tadeu era coronel do Corpo de Bombeiros do estado do Pará, mas estava auxiliando nos trabalhos de combate na região do Pantanal nas proximidades da divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O corpo somente foi encontrado durante a madrugada após longos trabalhos de resgate.

Informações divulgadas pelo Ibama para a imprensa apontam que outros cinco tripulantes que estavam em solo foram encontrados somente após cinco horas decorridas do acidente. A dificuldade para localizar o ponto da queda se deu em decorrência da posição de difícil acesso onde o incêndio estava sendo combatido, motivo pelo qual foi necessária a utilização de um helicóptero para a empreitada.

Segundo o portal O Livre, especializado em notícias da região, a aeronave era do modelo Bell BH06 long ranger, que estava sendo utilizada para pegar água em rio a fim de ser dispersada no local das chamas. Essa estratégia vem sendo comumente utilizada nos últimos tempos em decorrência dos fortes incêndios que atingem o Pantanal.

Esta foi a segunda aeronave que caiu durante os combates contra as queimadas que atingem o bioma do Pantanal neste ano de 2020. No último dia 10 de outubro, um helicóptero da Força Nacional também sofreu um acidente na região, causando a morte do piloto, que permaneceu internado por duas semanas, mas acabou não resistindo.

PUBLICIDADE