Uma bebezinha recém-nascida foi achada dentro de uma caixa de sapato deixada em uma lixeira de um edifício em Balneário Camboriú, que fica localizado na região litorânea de Santa Catarina. O fato aconteceu no período da tarde deste último sábado, 28 de novembro. Quem encontrou a criança foi um catador de materiais recicláveis.
Assim que encontrou a recém-nascida dentro da caixa de sapato, o homem acionou o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por volta das 15h. O catador notou que a criança estava se mexendo no lixo. A pequena é um bebê prematuro e nasceu de uma gravidez de cerca de 28 semanas.
A recém-nascida foi colocada dentro da caixa de sapato, com a barriguinha virada para baixo e coberta com um paninho. A pequena ainda respirava com bastante dificuldade e tinha sangue pelo corpo, provavelmente devido ao parto. De acordo com Ari Dornelles, um dos socorristas que prestou atendimento à criança, a suspeita é que o nascimento tenha acontecido horas antes dela ser achada. Fábio Ristoff, que é técnico de enfermagem, também ajudou no trabalho.
“Temos muito que agradecer esse senhor que salvou a vida da menina, esse senhor que é catador de reciclado, porque se ele não abre a lixeira ali, quando que a gente ia saber que a criança iria estar ali. Ia encontrar a criança sem vida”, ressaltou o socorrista. No local, os profissionais que prestaram socorro a bebê tiveram que entubar a criança e aquecer para poder encaminhá-la até o hospital.
A recém-nascida está internada no Hospital Ruth Cardoso e permanece sob cuidados médicos na UTI neonatal. O quadro de saúde da pequena é considerado estável. “Essa criança é uma guerreira, porque a gente não sabe qual tempo que ela ficou ali”, ressaltou o socorrista.
A polícia foi chamada para atender a ocorrência e analisou as câmeras de segurança do local. O delegado responsável pelo caso já tem suspeitos e a investigação corre em sigilo por se tratar de uma criança.