2ª onda de Covid-19: UTIs de Hospitais particulares do Rio têm 97% dos leitos ocupados

Taxa de ocupação das UTIs preocupa os médicos, já se cogita a abertura de novos leitos para suprir demandas de internações.

PUBLICIDADE

Com o avanço no número de infectados e óbitos por causa da Covid-19, hospitais particulares do Rio de Janeiro já estão com 97% dos leitos das unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. No estado, a rede privada está com 75% da sua capacidade preenchida. As informações foram passadas pela Associação de Hospitais do Estado do Rio, que representa 300 Clínicas e hospitais particulares.

PUBLICIDADE


Graccho Alvim
, diretor da Associação de Hospitais do Rio de Janeiro afirma que as unidades já estão se mobilizando para abrirem novos leitos. “Essa semana a gente internou bastante, estamos diminuindo as cirurgias eletivas e intensificando a triagem dos pacientes. Algumas cidades já estão ajudando o Rio no recebimento de pacientes da rede privada”, explicou o médico, dando como exemplo, Niterói na região metropolitana.  

O diretor enfatizou que a situação é preocupante, lembrou que maio, foi um dos meses que a doença se elevou bastante, os hospitais particulares, chegaram a ter ocupação de 100% das vagas para Covid-19. 

De acordo com Alvim, na ocasião, cirurgias eletivas foram canceladas e todos os leitos ficaram a disposição para receber e tratar pacientes infectados pelo coronavírus ou para emergências. Atualmente, mesmo com todas as manobras para expandir o atendimento, os leitos tiveram que ser divididos com pacientes que precisam com urgência de outros tipos de tratamentos.   

Uma pesquisa feita pela UOL, mostrou que os leitos de UTI dos hospitais públicos, também aumentaram sua demanda de internações. As filas por espera por vagas em leitos na rede pública, atingiram o maior pico desde junho. Na rede SUS, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid, que abrange leitos de unidades estaduais, federais e municipais é de 90% na capital.

PUBLICIDADE