in

Testemunhas de Jeová estão sendo perseguidas e presas por policiais mascarados; caso gera revolta global

A denominação religiosa está sendo considerada extremista de acordo com decisão promulgada pela Suprema Corte da Rússia.

Brasil Escola/Divulgação | Canal Ciências Criminais/Divulgação

Testemunhas de Jeová estão sendo perseguidos por todo o território da Rússia. Informações da Reuters apontam que uma grande operação foi realizada nesta terça-feira, dia 24 de novembro, comandada por policiais mascarados. O grupo está sendo considerado criminoso, conforme o Comitê de Investigação do país.

Publicidade

De acordo com a agência, foi instaurado um processo de investigação após diversas suspeitas de que a denominação cristã estaria organizando a atividade de seu centro nacional e afiliados, na cidade de Moscou, capital do país.

Yaroslav Sivulskiy, porta-voz da Associação Europeia das Testemunhas de Jeová, negou que o centro tenha retomado suas atividades. Ele pondera que o grupo está sendo alvo de diversos ataques e perseguições religiosas, atitudes absolutamente reprováveis em pleno século 21.

Publicidade

No ano de 2017, a Suprema Corte da Rússia ordenou que todos os integrantes da Testemunhas de Jeová se dispersassem do país, após lhe rotular como extremistas. Alguns dos seus integrantes já chegaram a ser alvo de acusações criminais pela Justiça do país.

Publicidade

O Comitê de Investigação divulgou vídeos em que policiais vestidos de preto e com máscaras no rosto aparecem arrombando a porta de uma propriedade onde os Testemunhas de Jeová possivelmente estariam se encontrando. Para tanto, eles usam um pé-de-cabra e vasculham todo o interior do local.

Publicidade

Na ocasião, vários adeptos da religião foram encontrados praticando suas atividades, sendo apreendidos e levados sob custódia como parte da investigação. A operação aconteceu em pelo menos 20 pontos do país.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com