in

Carrefour alegou que homem negro e deficiente espancado estava bêbado, mas sofreu o pior dos castigos

A vítima alegou ter aberto uma lata de cerveja para se refrescar do calor, mas passou a ser perseguida pelo gerente de uma unidade em SP.

Folha/Divulgação | Fernando Alves/Folha Press

Diante da barbaridade ocorrida na noite na última quinta-feira (19) que culminou com a morte de João Alberto Silveira Freitas, outros casos análogos ocorridos nas dependências do Carrefour estão vindo à tona. Um deles, ocorrido no ano de 2018, chama atenção pela justificativa da empresa e posterior condenação pela Justiça.

Publicidade

Luis Carlos Gomes, um homem negro com deficiência física, foi agredido por seguranças no interior do estabelecimento na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Imagens do circuito interno de segurança viralizaram por todo o país, causando indignação.

A vítima diz ter sido perseguida pelo gerente de prevenção do Carrefour após abrir uma lata de cerveja no interior do estabelecimento, sem passar pelo caixa, em um dia de forte calor. Questionado sobre o motivo daquela conduta, alega ter sofrido xingamentos do tipo “vagabundo” e “ladrão”.

Publicidade


Quando chegou ao caixa, deixou os seus documentos e cartão com a funcionária, pedindo um tempo para ir ao banheiro. Ao se dirigir, foi abordado pelo gerente e segurança, alegando ter sofrido socos e chutes. Na sequência, Gomes foi arrastado até o estacionamento, onde as agressões continuaram, incluindo xingamentos com teor racial.

Publicidade

Em sua defesa, o Carrefour alegou que o pedido inicial feito pelo autor, de R$ 200 mil, era exagerado. Além disso, negou as agressões e afirmou que a conduta de retirada do homem do interior do estabelecimento teria sido ocasionada por estado excessivo de embriaguez. A defesa de Gomes contestou, dizendo que a maneira cambaleante com a qual aparece andando nas imagens é em decorrência de sua deficiência, um encurtamento de pernas. No fim das contas, a Justiça determinou o pagamento de R$ 26 mil em indenização pelo mercado.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com