in

‘Racismo me tirou a pessoa que mais amava’; o comovente relato do pai após morte do filho

João Batista Rodrigues Freitas, de 65 anos, está arrasado com a brutalidade cometida contra o seu filho.

RBS TV/Globo/Reprodução | Mateus Bruxel/Agencia RBS

O pai de João Alberto Silveira Freitas, à Folha, descreveu os sentimentos de tristeza e revolta que guarda em seu coração após a brutalidade cometida contra o filho. O rapaz, de 40 anos e pele negra, foi espancado até a morte seguranças de uma unidade do Carrefour na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Publicidade

Após a fatídica noite de 19 de novembro de 2020, a quinta-feira que marcou o assassinato de seu filho, João Batista Rodrigues Freitas, 65, afirma que perdeu a pessoa que mais amava em um episódio de racismo. “Estou me sentindo abatido. Perdi a pessoa que mais amava. Amava minha mulher, que perdi há seis anos. Agora perdi meu filho”, desabafa.

Para João Batista, não restam dúvidas de que a motivação do crime foi por questões raciais. Para ele, a força desproporcional utilizada pelos seguranças durante as agressões mostram um sentimento de completo desprezo pela vida de seu filho.

Publicidade

“Primeira coisa que perguntei foi: ‘Ele estava roubando?’ Se não estava, por que ser agredido?”, questiona. O pai da vítima chegou a recusar chamar os funcionários da empresa de vigilância terceirizada de “seguranças”, uma vez que a conduta por eles praticada desrespeita toda a classe de trabalhadores que cumprem com exímio os seus papéis.

Publicidade

Para a referida reportagem, amigos e pessoas próximas afirmam que existia um clima pesado nos bastidores desta unidade do Carrefour. Em geral, Freitas era olhado “de cara feia”, e os demais companheiros de seu círculo social, negros, sempre eram acompanhados de perto enquanto faziam suas compras, em denúncia de racismo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com