Conhecido pelos “doodles”, animações que são publicadas na home do site em datas comemorativas ou dias memoráveis, o Google optou por não fazer uma para o dia da Consciência Negra, que acontece nesta sexta-feira (20) e apenas inserir uma faixa de luto, logo abaixo da sua tradicional barra de pesquisas.
A empresa não se pronunciou sobre por qual motivo teria inserido a faixa de luto, mas especula-se que o motivo é a morte do homem negro espancado num supermercado, João Alberto Silva Ferreira, de 40 anos.
Gente, o Google tá de luto? pic.twitter.com/mBcjqdUE8i
— Yan Gonçalves (@kelisonyan) November 20, 2020
Nas redes sociais, muita gente se questionou sobre o motivo real da faixa de luto ser a morte do homem e o motivo da ausência de um doodle ser uma homenagem ao cidadão assassinado em Porto Alegre.
O Google nem fez animação hoje pro dia da Consciência Negra. Só colocou luto. Triste ? pic.twitter.com/yDhliEJmsq
— F. ? (@fersivaki) November 20, 2020
A morte de João Beto
Após o caso ganhar notoriedade nacional, o caso repercutiu e o vice-presidente Hamilton Mourão falou sobre não existir racismo no Brasil. De acordo com ele, existe um desejo nas pessoas que quererem “importar” o racismo para o país. Mourão lamentou a morte do rapaz e afirmou que o caso se deu por conta de uma equipe de segurança despreparada.
O homem se sustentava fazendo bicos e morava na Vila Farrapos, Zona Norte de Porto Alegre. Era conhecido por ser muito querido entre os vizinhos e deixa a esposa de 43 anos.
A esposa dele, inclusive, chegou a dizer que tentou ajudá-lo, mas foi empurrada pelos seguranças. Os dois seguranças responsáveis pela morte dele foram presos em flagrante.