Pessoa que filmou assassinato de cliente negro no Carrefour foi ameaçada: ‘Não faz isso senão vou te queimar na loja’

O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (19) e tem causado uma enorme repercussão na internet.

PUBLICIDADE

A internet foi dominada nesta sexta-feira (20) por notícias de um assassinato que ocorreu no dia anterior. Dois seguranças foram responsáveis por espancar um homem negro até sua morte, dentro de um mercado do Carrefour na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

O caso tem gerado uma enorme revolta nas redes sociais. Enquanto os agressores cometiam o crime, uma funcionária do hipermercado aparece nas filmagens, se afastando da cena do delito, que nessa hora, já tinha o chão lotado de sangue.

Ao perceber que tinha alguém filmando as agressões, a funcionará que trajava uma camisa branca, calça preta e um crachá da empresa, pediu para que a testemunha parasse com a filmagem dos seguranças brancos agredindo João Alberto Silveiras Freitas, um negro de 40 anos de idade.

PUBLICIDADE

A mulher chegou a ameaçar a pessoa que estava filmando. “Não faz isso, não faz isso senão vou te queimar na loja. Não pode”, disse a funcionária, que em seguida justificou as agressões: “Ele deu em uma mulher lá em cima. Senão a gente não teria [feito isso]. Ele bateu no fiscal. Ele pode bater em nós? A gente está tentando mobilizar ele”.

Uma fiscal de caixa do hipermercado disse que a vítima teria realizado um gesto em que ela interpretou como uma ameaça de agressão. Após se sentir ameaçada com a atitude de João Alberto, ela rapidamente chamou os seguranças, que levaram o homem para fora do estabelecimento e desferiram vários golpes até ele perder a vida.

Os dois seguranças responsáveis pelo crime, foram presos em flagrante e responderão por homicídio triplamente qualificado. O ato de violência contra o homem, que era de cor negra, é cogitado que tenha envolvido racismo.