in

Após assassinato de negro no Carrefour, Mourão diz que não tem racismo no Brasil: ‘não existe aqui’

‘Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil’, disse o Vice-Presidente da República.

Uol / Terra | Montagem: Rafael Ferreira

Nesta quinta-feira (20), que é comemorado o Dia da Consciência Negra, um caso ganha repercussão nacional e o assunto racismo vem à tona no Brasil. É que, na noite desta quarta-feira (19), um homem negro foi brutalmente espancado até a morte, por dois seguranças do Carrefour na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Se tornando o assunto mais falado no Twitter, grande parte dos usuários manifestam suas revoltas sobre o caso, que possivelmente, envolveu o racismo. Na contramão do senso popular, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, disse que no Brasil não existe mais racismo.

Publicidade

Publicidade

“Lamentável, né. Lamentável isso aí, isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para atividade que ele tem que fazer. […] Para mim, no Brasil, não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, disse o político à jornalistas que estavam no Palácio do Planalto.

Publicidade

Após sua declaração, foi questionado outra vez sobre achar que no país não existe mais casos de racismo, e ele insistiu em sua resposta, dizendo que afirma com toda tranquilidade que no Brasil não há mais racismo. Mourão disse que já residiu nos Estados Unidos, e lá sim, tem racismo. 

Os dois seguranças autores das agressões contra João Alberto Silveiras Freitas, de 40 anos de idade, responderão por homicídio triplamente qualificado. Um deles era da Polícia Militar e o outro agente da segurança privada. Após a barbárie cometida, foram presos em flagrante. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Rafael F.

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.