in

Morte de homem negro por seguranças do Carrefour acontece às vésperas do Dia da Consciência Negra

O bárbaro crime, ocorrido na noite desta quinta-feira (19), chocou o país pela brutalidade das imagens.

Os Farrapos São José/Twitter | Pedro Ruas/Twitter/Reprodução

O Dia da Consciência Negra se inicia com uma notícia revoltante vinda de uma das unidades do Carrefour em Porto Alegre (RS). Um homem negro de 40 anos, identificado como João Alberto Silveira Freitas, foi espancado até a morte por dois seguranças brancos no interior do estabelecimento. Informações da Brigada Militar apontam um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do caixa do mercado antes das agressões.

Publicidade

Após ser expulso do interior do estabelecimento, o homem continua a ser brutalmente agredido pelos seguranças. Apesar de estar caído ensanguentado no chão, desacordado e sem forças para reagir, continua a sofrer golpes, sobretudo com murros na face, caracterizando um brutal espancamento. Equipes do Samu tentaram realizar os primeiros socorros, mas a vítima morreu no local.

O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (19), às vésperas do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira, dia 20 de novembro. A infeliz coincidência tomou conta das redes sociais durante a madrugada, fazendo com que o assunto fosse um dos mais discutidos pelos internautas do Twitter.

Publicidade

Casos de racismo em supermercados aumentam

Os crimes raciais dentro de supermercados têm se tornado recorrentes no país. No início do mês, em uma loja no centro do Rio de Janeiro, o jardineiro Felipe Rodrigues da Silva, de 31 anos, levou um tapa na cara ao ser acusado de furtar carne. Segundo a vítima, o crime foi motivado por racismo.

Publicidade

Em junho, uma mulher negra de 23 anos registrou boletim de ocorrência contra um supermercado da cidade de Araçatuba (SP). Ela denuncia ter sido perseguida pelo segurança e enforcada pelo gerente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com