in

Caso da recém-nascida que nasceu ‘grávida’ desafia equipe médica e deixa mãe do bebê em choque

A criança recém-nascida é vítima de condição rara que só atinge 1 em cada 500 mil recém-nascidos.

Pais&Filhos

O caso de uma recém-nascida que nasceu ‘grávida’ intriga equipe médica. A bebê que veio ao mundo ‘grávida’ é vítima de uma condição considera muito rara pelos médicos e costuma atingir 1 em cada 500 mil crianças. A descoberta da situação aconteceu ainda durante a gravidez da mãe.

Publicidade

Foi na 5ª semana gestacional que a equipe médica da Colômbia identificou o problema. O bebê estava carregando um irmão gêmeo fetal dentro do seu próprio corpinho, com o cordão umbilical conectado através do intestino. Monica Vega, de 33 anos, que é a mãe dos bebês, falou durante uma entrevista concedida ao jornal New York Times que o primeiro médico suspeitou que a criança tinha um cisto no fígado.

Contudo, na reta final da gestação, o obstetra Miguel Parra-Saavedra conseguiu identificar o feto minúsculo dentro da bebê com o uso de uma ultrassonografia 4D. “Eu contei para a mãe e ela disse: ‘O quê? Não, doutor, isso é impossível’ Mas eu expliquei passo a passo, e ela entendeu”, disse o profissional.

Publicidade

A mãe precisou ser submetida a uma cesariana de emergência com 37 semanas. A equipe médica temia que a gêmea interna continuasse crescendo e assim esmagasse os órgãos da pequena Itzmara. Logo no dia seguinte do parto, a recém-nascida já precisou ser submetida um procedimento para retirada do bebê em seu abdômen.

Publicidade

Itzmara, a recém-nascida que nasceu ‘grávida’ precisou fazer uma cirurgia laparoscópica. O procedimento fez a retirada do bebê e a garotinha ficou apenas com uma pequena cicatriz. De acordo com o especialista, o Doutor Miguel Parra-Saavedra, esse tipo de situação costuma ser muito confundida com um teratoma, que é na verdade um tipo de tumor que pode conter cabelo, ossos e músculos.

Publicidade

O profissional ressaltou que a recém-nascida é uma criança normal agora, exceto pelo fato de ter ficado famosa pelo caso inusitado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.