Nova doença mortal que afeta somente homens é descoberta e ainda não tem cura

Os detalhes a respeito da enfermidade têm sido estudado pelos pesquisadores.

PUBLICIDADE

O ano de 2020 ainda continua surpreendendo. Isso porque, diante da pandemia do novo coronavírus, que matou milhões de pessoas em todo o mundo e infectou uma enorme quantidade da população, outra doença mortal acaba de ser descoberta pelos pesquisadores.

PUBLICIDADE

À doença, os estudiosos deram o nome de Vexas, a qual acomete pessoas do gênero masculino em idade adulta. De acordo com os cientistas, a enfermidade tem capacidade para levar a óbitos cerca de 40% dos pacientes. As informações foram divulgadas através do New England Journal of Medicine.

Os cientistas do National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos acreditam que há cerca de 125 milhões de pacientes portadores de enfermidades crônicas relacionadas à inflamação e que é possível que haja muitas outras na mesma situação.

PUBLICIDADE

Especialistas que estudam a Vexas creem que a doença só acometa especificamente os homens por causa do cromossomo X (gametas relacionados aos indivíduos do gênero masculinos são XY). Sendo assim, as mulheres (gametas XX) tem um X a mais, que segundo estudiosos, seria uma espécie de proteção contra a enfermidade.

Os pesquisadores ainda definem a doença como sendo autoinflamatória, o que quer dizer que o sistema imunológico acidentalmente ataca o corpo humano. Segundo estudos, entre os sintomas da Vexas estão inflamação na cartilagem e no tecido pulmonar e também coágulos sanguíneos.

Alguns estudos foram realizados nos Estados Unidos envolvendo homens de meia idade e foi descoberto que os que possuem a Vexas não tiveram boa reação a tratamentos.