in

Nove sinais que indicam que você pode ter intolerância à lactose e não sabe

Se você gosta de laticínios e seus derivados, mas tende a sentir inchaço, pode ser que tenha intolerância.

Diagnóstico Brasil

Muitas vezes uma alergia a alimentos provoca sintomas bem óbvios e até mesmo severos. Já as intolerâncias alimentares podem passar despercebidas por um longo período. A intolerância a lactose é uma condição muito mais comum que a maioria das pessoas imagina e atinge mais da metade da população.

Publicidade

Contudo, muitos indivíduos têm intolerância a lactose, mas não sabem. Inclusive, tem dificuldades em descobriu a causa dos sintomas. É estimado que cerca de 70% da população mundial manifesta sintomas e sinais de má digestão em virtude da lactose. Mas, o que é a tão falada lactose?

A lactose é o açúcar que predomina no leito. Esse tipo de açúcar é encontrado somente no leite e seus derivados e representa cerca de 2% a 8% do leite. No entanto, o percentual pode sofrer variação em função da espécie. O organismo utiliza como uma fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central. Ele facilita que o corpo absorva fósforo, cálcio, vitamina D. Além disso, ajuda no favorecimento da retenção do cálcio e prevenção da osteoporose.

Publicidade

Todas as vezes que uma pessoa ingere um copo de leite ou qualquer tipo de alimento que seja derivado, como manteiga, iogurte, queijo, leite condensado, coalhada e outros tipos, a lactose vai necessitar ser quebrada em carboidratos mais simples, para que haja uma absorção melhor no intestino e desta forma gere energia. A enzima lactase é a responsável por fazer esse processo.

Publicidade

Na maior parte dos indivíduos, a atividade da enzima lactase reduz após o desmame, já que o leite deixar de ser a fonte principal da alimentação. É justamente isso que torna as pessoas menos tolerantes à lactose ao longo dos anos. Por esse motivo, a enzima lactase é muito importante para a digestão da lactose. Casos em que ocorre a ausência ou deficiência da lactase provoca a intolerância, que é a incapacidade do organismo de digerir a lactose.

Publicidade

Conheça os nove sinais de intolerância à lactose e se apresentar alguns desses sinais procure a ajuda de um médico, pois somente o profissional da área pode passar o tratamento adequado.

Nove sinais que o organismo manifesta nas pessoas com intolerância à lactose. Os indícios são inchaço, cólicas estomacais, diarreia, indigestão, gases, obstipação, náuseas, fezes gordurosas e eczema, entre outros sintomas alérgicos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.