in

Pedras nos rins: 3 recomendações que você deve seguir para evitar esse problema doloroso

Em alguns casos, é preciso realizar cirurgias para remover os cálculos renais.

Scoopnest

Atualmente, muitas pessoas sofrem no mundo inteiro com cálculos renais, mais popularmente conhecidas como pedras nos rins. Esse problema ocorre quando uma massa sólida se forma no órgão filtrador, criando pequenos cristais.

Publicidade

Um dos principais sintomas apresentados por pessoas que sofrem desse problema é a dor intensa na região do rim, que, em grande parte dos casos, necessita de um medicamento forte para ser contida, sendo necessário, em algumas vezes, ir a um hospital.

Mas existem algumas recomendações médicas simples que podem ser seguidas para evitar ou pelo menos diminuir os riscos de adquirir pedras nos rins. Veja abaixo:

Publicidade

1- Tomar muito líquido

Além de evitar desidratação, a frequente ingestão de líquidos também pode ser útil com relação às pedras nos rins. Tomar ao menos um copo de suco de laranja ou limão diariamente também pode ajudar, pois são frutas ricas em ácido cítrico. Quando consumido nos alimentos, o ácido cítrico origina um sal citrato que impede a formação de cristais e pedras.

Publicidade

2- Não ingerir proteínas em excesso

O desenvolvimento de pedras nos rins também pode estar associados a uma dieta com excesso de proteínas. Por esse motivo, é ideal estar atento ao consumo de alimentos que possuam essas macromoléculas. Na dúvida, procure um profissional para indicar a melhor dieta para o seu caso.

Publicidade

3- Reduzir o sal

Para muitas pessoas, o sal é um ingrediente essencial na comida. Mas o excesso dele pode formar cálculos renais. Sendo assim, o melhor a fazer é controlar a quantidade de sal nos alimentos. Um nutricionista pode ser consultado para recomendar os melhores alimentos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.