in

Experimento traz revelações assustadoras sobre o ato de dar descarga com a tampa do vaso levantada

Quantidade de germes e bactérias que alçam voo no ato de uma descarga é impressionante.

Inspenge

Se você tem o hábito de dar descarga com a tampa do vaso sanitário levantado é bom mudar o costume. Em experimento realizado por uma empresa de produtos de limpeza, foi constatado que o ato de dar uma descarga com o vaso aberto proporciona uma verdadeira “chuva” de germes que se espalham pelo ar.

Publicidade

Para a experiência em questão, foram utilizadas câmeras especializadas em alta velocidade, tudo para capturar gotículas e partículas que “saltam” dos vasos quando a descarga é acionada com a tampa do vaso levantada. 

De acordo com os pesquisadores, a água do vaso ainda está contaminada com bactérias e agentes patogênicos nocivos, mesmo após várias descargas.

Publicidade

Na ação, foram gravadas imagens em câmera lenta para se notar a captura de aerossóis, germes e gotas alçando voo para a parte externa do vaso, proliferando todo o banheiro com bactérias, bem como os rostos das pessoas que utilizam o banheiro no determinado momento do ato.

Publicidade


Veja abaixo a imagem do aerossol formado:

Publicidade

Alerta

Integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o infectologista Leonardo Weissmann, alerta que por conta deste tipo de risco, é sempre recomendado fechar a tampa do vaso no ato da descarga. 

“Deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de micro-organismos, como bactérias e vírus, que estavam principalmente nas fezes, pela produção de aerossol”, disse Weissmann.

Segundo ele, há risco de transmissões de doença em função do aerossol formado, mas ainda são necessárias pesquisas aprofundadas sobre o tema. Independente disso, é bom ter cuidado, e prevenir o ato logo em sua origem não é mesmo?

Publicidade
Publicidade
Publicidade