in

Chapa Bolsonaro-Mourão pode ser cassada; ministro Barroso deve marcar data do julgamento

Chapa será julgada em ação movida por coligação formada por PDT e Avante.

Flickr Alan Santos

A chapa formada por Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão deverá ser julgada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ontem, o relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, liberou ação para julgamento. Agora, caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do tribunal, marcar a data do julgamento.

Publicidade

De acordo com a jornalista Andréia Sadi, em seu blog no G1, ainda não há definição da data do julgamento. Nesta ação, a coligação Brasil Soberano, formada por Avante e PDT, pede a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão por suspostas irregularidades em disparos de mensagens durante a campanha de 2018.

O presidente Jair Bolsonaro nega que tenha havido irregularidades durante a campanha de 2018. Bolsonaro venceu o candidato petista Fernando Haddad com quase 58 milhões de votos e foi eleito o 38º presidente da história do Brasil.

Publicidade

Relação de Bolsonaro com judiciário não preocupa

Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2019, Bolsonaro passou por momentos de relação difícil com o Judiciário. Não é o que acontece neste momento. O presidente baixou o tom contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo.
No primeiro semestre, ele chegou a comparecer às manifestações em que se pedia o fechamento do STF.

Publicidade

De acordo com Andréia Sadi, aliados de Bolsonaro estão tranquilos quanto ao julgamento e acreditam até em arquivamento da ação no TSE. A expectativa é que o caso seja apreciado ainda neste ano. As ações no TSE costumam andar com rapidez. Além desta ação, há outras duas similares. Em junho deste ano, os ministros do tribunal já arquivaram um pedido de cassação da chapa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!