in

Quando sua tireoide não está funcionando bem seu corpo avisa com esses sinais

A glândula da tireoide é responsável por produzir e regular a secreção de hormônios importantes para o organismo.

Mais Saúde

A tireoide é uma glândula muito importante do nosso corpo. Ela fica localizada na parte frontal do interior do pescoço e tem a forma muito semelhante de uma borboleta. Talvez, você nunca ouça falar dela até que apareça algum problema que afete o seu organismo. Do nada, começar a se sentir deprimido, cansado ou até mesmo o contrário, ficar mais agitado ou mesmo ganhar peso sem motivo aparente.

Publicidade

Fique sabendo que todos esses sintomas podem estar relacionados com essa glândula tão importante do organismo. Apesar de ser pequenina, ela tem grandes responsabilidades no corpo humano, pois produz e regula a secreção de hormônios importantes.

Por isso qualquer disfunção nessa glândula pode comprometer muito o organismo e apresentar sintomas bem desagradáveis. Quando a tireoide não funciona da forma correta o seu corpo pode apresentar muitos sintomas. Esse artigo vai elencar os sinais que indicam que ela não vai bem. Vale ressaltar que existem dois tipos de distúrbios: o hipotireoidismo (pouca produção do hormônio) e o hipertireoidismo (excesso de produção do hormônio).

Publicidade

1 – Cansaço extrema

A fadiga é um sinal bem comum de disfunção do hipotireoidismo. Isso acontece porque a falta de produção dos hormônios provocam uma queda no metabolismo, fazendo com que se sinta mais cansado. Além disso, provoca sonolência, falta de energia e ânimo para poder realizar tarefas cotidianas.

Publicidade

2 – Alterações de humor

Como os hormônios da tireoide atuam diretamente do desenvolvimento dos neurônios, é bem comum que a pessoa apresente alteração no humor. Irritabilidade, nervosismo e agitação são comuns nas pessoas com hipertireoidismo.

Publicidade

3 – Concentração e memória

O corpo todo acaba sendo afetado, até mesmo o cérebro. Por isso, um sintoma frequente é a dificuldade de concentração, memória e raciocínio. Tem indivíduos que ficam hiperativos e não conseguem ficar muito tempo prestando atenção.

4 – Redução da libido

Problemas nessa glândula podem comprometer a vida íntima, pois acontece uma interferência nos hormônios sexuais e isso pode atingir tanto homens quanto as mulheres.

5 – Alterações no peso

Com o mau funcionamento da tireoide no hipotireoidismo, o metabolismo fica bem mais lento. Desta forma reduz o gasto energético, aumentando o peso da pessoa. Já no caso do hipertireoidismo acontece o efeito contrário.

6 – Palpitações

O coração fica batendo acelerado mesmo que a pessoa esteja dormindo ou em repouso. Quando o metabolismo está acelerado pode provocar aumento dos batimentos do coração alterando a frequência cardíaca.

7 – Mudanças no trânsito intestinal

O funcionamento intestinal pode ser afetado se a pessoa tiver problemas na glândula tiroidiana, pois vão afetar diretamente o movimento peristáltico do intestino, que é a movimentação do alimento pelo órgão. Quando funciona pouco dá prisão de ventre, se funciona rápido a pessoa tem diarreia.

8 – Dor muscular

Esses hormônios tem grande importância no relaxamento e contração muscular. Dores musculares, câimbras e até mesmo rigidez podem acontecer no indivíduo, sendo hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

9 – Alterações no ciclo

Pois é, até aqui a disfunção na glândula pode trazer alterações, como aumento ou redução da intensidade do ciclo da mulher. Pode até mesmo acontecer a amenorreia, que é a ausência do sangramento por vários meses.

10 – Queda de cabelo

Os folículos capilares também são regulados pelos hormônios da glândula tireoide e atuam no crescimento das madeixas. Pessoas que tem hipertireoidismo pode ter esse problema. Você deve estar se perguntando como é importante essa glândula, afinal de contas sua disfunção pode mexer com o corpo todo.

Caso apresente alguns dos sintomas acima, o ideal é procurar a ajuda de um médico, pois somente ele pode dar o diagnóstico correto e passar o tratamento adequado. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.