in

Terremoto de magnitude 7.0 atinge Turquia, deixa 4 mortos e mais de cem feridos; vídeos

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram destruição em grandes proporções.

LOKMAN ILHAN/ANADOLU AGENCY VIA GETTY IMAGES

Um terremoto com magnitude 7.0 atingiu o mar Egeu na manhã desta sexta-feira (30), e provocou fortes abalos no sentido da Turquia e Grécia. Segundo a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), ao menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas, diante da catástrofe natural. 

Publicidade

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, a profundidade do terremoto foi de 10 quilômetros e o epicentro ocorreu a cerca de 33,5 quilômetros da costa. O principal tremor foi registrado por volta das 8h50 desta sexta (30). 

Depois do forte terremoto, foram registrados mais 33 tremores secundários, com quase 50% deles ultrapassando a casa de 4.0 de magnitude, segundo a AFAD.

Publicidade

Prédios desabaram

Em seu perfil nas redes sociais, o ministro do Interior da Turquia, disse que ao menos seis prédios desabaram em dois distritos de Esmirna. 

Publicidade

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver um desses prédios desabando. Próxima à região costeira, a cidade de Izmir foi uma das mais afetadas pelo terremoto. O forte tremor acabou resultando um “mini tsunami” e várias ruas ficaram alagadas. Há registros de que um dos óbitos se deu por afogamento. 

Publicidade

Força-tarefa

De acordo com o governo turco, mais de 50 veículos foram deslocados para a prestar socorro às vítimas. Cerca de 180 funcionários e 112 equipes de emergências estão trabalhando na região. 

Nenhum registro

Principal cidade da Turquia, Istambul sentiu tremores em decorrência do terremoto. No entanto, nenhum relato de danos significativos foi registrado. 

Publicidade
Publicidade