in

Alerta de tsunami: ameaça com potencial catastrófico preocupa especialistas

A pequena área representa hoje uma ameaça com potenciais catastróficos sem precedentes.

G1

Um alerta de tsunami iminente está deixando o mundo em apreensivo. Barry Arm é uma entrada estreita que fica no mar na costa sul do Alasca. A pequena área é hoje uma potencial ameaça de um evento catastrófico. Geólogos acreditam que as mudanças no clima podem acabar produzindo nesse local um deslizamento de pedras e gelo com capacidade de causar um tsunami na região.

Publicidade

De acordo com especialistas, esse seria apenas um dos prováveis efeitos devastadores das mudanças no clima na região do Alasca e também em localidades do Ártico. Em uma entrevista concedida a BBC, Anna Liljedahl, que é geóloga afirmou que Barry Arm é uma grande preocupação, pois um deslizamento no local poderia gerar efeitos maiores do que todos os que já foram vistos até hoje.  

São fenômenos diferentes dos que conhecíamos antes. E o pior é que acreditamos que eles se tornarão cada vez mais frequentes“, disse a especialista. Ela ainda fez questão de frisar que a energia de um deslizamento como esse poderia ultrapassar a de um terremoto de magnitude 7.

Publicidade

Por causa do alerta, a Divisão de Estudos Geológicos e Geofísicos do Alasca está realizando o monitoramento permanente de possíveis movimentos de terra e deslizamentos no local. Ainda de acordo com o órgão, eles têm produzido modelos para tentar prever do tamanho do tsunami e como ele se espalharia.

Publicidade

A área de localização do estreito de Barry Arm é uma região que tem presença de pescadores frequentemente e antes da pandemia do coronavírus também era um local que tinha grande trânsito de turistas em navios de cruzeiro. Um grande deslizamento poderia colocar um fim nessas atividades econômicas e também por centenas de vida em perigo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade