in

Supermercado manda casal negro esvaziar bolsa para ser revistada e Bíblia é encontrada

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) informou que está investigando o caso.

Reprodução: G1

Um casal negro foi constrangido dentro de um supermercado da rede Extra. O fato aconteceu em Campo Belo, localizado na Zona Sul de São Paulo. A Decradi – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – informou, nesta quinta-feira, 29 de outubro, que está investigando o caso.

Publicidade

“A moça me deu o valor, peguei meu cartão pra pagar e ela disse: ‘preciso ver tua bolsa’. Eu falei: ‘sério?'”, contou Edgar Oliveira de Carvalho, que estava acompanhado da esposa. “Eu perguntei pra ela: ‘você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?’. Fiquei sem ação. Me faltou o chão”, contou Letícia Reis. Foi quando disse a atendente que abriria a bolsa somente na presença de um policial.

Após a polícia chegar, Edgar pegou a bolsa e virou-a no carrinho de compras. Dentro, estava uma carteira, bolsinha com medicamentos e uma Bíblia. O agente até tentou minimizar a situação dizendo que é algo normal dentro de um estabelecimento comercial.

Publicidade

O cliente, então, questionou com quantas pessoas eles tinha feito aquele procedimento naquele dia. Após sair do supermercado, o casal procurou a delegacia para prestar queixa. Depois de alguns dias, eles foram à Decradi, que assumiu as investigações do caso.

Publicidade

Supermercado se manifesta

Através de uma nota, a administração da rede de supermercados afirmou condenar qualquer tipo de conduta discriminatória e, somente ficou sabendo do episódio, nesta quinta-feira (29). Eles acionaram de imediato a loja onde ocorreu o fato e instauraram um processo de investigação interna.

Publicidade

O supermercado fez questão de ressaltar que o consumidor pode acionar o canal da ouvidoria, que está aberto para atender qualquer denúncia sobre condutas que sejam antiéticas e ilegais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.