Paciente com Covid-19 morre após trágico incêndio em hospital no Rio de Janeiro

Informação foi confirmada horas depois do incêndio ter tomado as dependências do prédio 1.

PUBLICIDADE

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (27). O fogo começou no prédio 1 do complexo por volta das 9h40 e só foi controlado horas depois do trabalho do Corpo de Bombeiros. Ao todo, cerca de 200 pacientes foram transferidos.

PUBLICIDADE

Inicialmente, a assessoria de comunicação da unidade hospitalar havia informado que ninguém ficou ferido e o incidente não teve óbitos. No entanto, durante a transferência para outra unidade, uma mulher de 42 anos, que estava internada em estado grave com Covid-19, acabou não resistindo. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas às 11h30, e depois disso as equipes envolvidas na operação trabalhavam no rescaldo. Mesmo assim, cerca de uma hora depois deste anúncio, fumaça negra ainda saía das instalações.

Porta-voz da corporação, Lauro Botto, afirmou que o Prédio 1 “estava todo comprometido com chamas e fumaça”. 


“Conseguimos evacuar os pacientes antes que o fogo e a fumaça chegassem à enfermaria”
, disse Botto. 

PUBLICIDADE

Risco de explosão

De acordo com apuração da TV Globo, a prioridade inicial dos Bombeiros foi resfriar a ala, uma vez que a mesma conta com cilindros de oxigênio, o que poderia originar uma grande explosão, fazendo com que as chamas se espalhassem. 

Em uma força-tarefa rodeada de medo e tensão, médicos, enfermeiros e funcionários ajudaram a evacuar a unidade hospitalar, que é uma das mais importantes no sistema de saúde público da capital carioca. 

Em vídeos que circulam na internet é possível ver toda a correria feita por membros do hospital para remover os pacientes com maiores dificuldades de locomoção e estado de saúde mais agravados.