Bolsonaro faz forte declaração sobre vacina do Covid e web reage

Presidente Jair Bolsonaro falou sobre obrigatoriedade da vacina e divergiu novamente de João Dória.

PUBLICIDADE

Em entrevista na última segunda-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o mandatário da nação, a vacina não será obrigatória. 

PUBLICIDADE

Mesmo tendo o poder para determinar obrigação dos cidadãos a tomarem a vacina, o presidente Bolsonaro afirma que já está decidido junto ao Ministério da Saúde que não haverá obrigatoriedade para a imunização. Bolsonaro ainda falou sobre a necessidade de comprovação científica da vacina.

Porém, a declaração vai contra uma lei assinada pelo próprio presidente em fevereiro, que diz que por conta da Covid-19, pode ser adotado o enfrentamento de emergência e “a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas”.

Na lógica de Bolsonaro, não se deve obrigar pessoas que já contraíram a doença e já estão imunizados a tomarem a vacina. Reforçando seu ponto de vista, ele afirmou que o governo federal não obrigará cidadãos a tomarem a vacina.

PUBLICIDADE

Suposta mensagem para João Dória, governador de São Paulo

Dória, que afirmou que a vacinação será obrigatória em São Paulo, recebeu por parte do presidente uma mensagem indireta, afirmando que quem deseja uma vacinação obrigatória está “pensando em tudo, menos na saúde ou na vida do próximo”.

Na ordem de Dória, os únicos cidadãos que não serão imunizados seriam aqueles que possuem alguma restrição médica e afirmou que adotará meios legais para quem recusar receber a vacina.

Reação nas redes sociais foi instantânea

Entre os internautas, houve quem comparasse a posição do presidente quando o assunto é a vacina e a cloroquina. O presidente também foi acusado pelos internautas de promover um discurso “anti-vacina”.

Por outro lado, houve quem apoiasse a escolha do presidente, afirmando que quem já foi imunizado não teria como ser contaminado pelos não vacinados. A ordem de Dória ainda foi comparada a de ditadores.