Síndrome da cabana e a Covid-19: como lidar com a situação causada pelo fim do distanciamento social

Entenda o que é esse acometimento que não é considerado uma doença, mas precisa de atenção.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus mudou completamente a vida da sociedade no mundo inteiro. A população acompanhou mudanças na rotina que jamais haviam sido imaginadas. Uma das medidas tomadas para tentar amenizar a disseminação desenfreada do vírus foi o distanciamento social.

PUBLICIDADE

Sem nenhum remédio específico ou mesmo uma vacina, os governantes criaram planos para poder retomar a rotina à medida que o contágio da doença vai reduzindo. O retorno à rotina que existia antes da pandemia da Covid-19, a flexibilização das medidas de proteção e o fim do distanciamento ou isolamento social pode provocar em algumas pessoas um fenômeno que está sendo chamado pelos psicólogos de síndrome da cabana.

Apesar do nome, a síndrome da cabana não é considerada um transtorno mental e nem uma doença, mas sim um acometimento causado por um estresse adaptativo entre pessoas que possam apresentar dificuldades emocionais. Com a saída do estado de retiro em sua casa e a retomada às atividades presencias no trabalho, às compras e até mesmo ter que comparecer em locais públicos que tem uma circulação maior de pessoas pode gerar angústia em muitos indivíduos.

A especialista no assunto, a psicóloga Célia Fernandes, falou sobre a questão: “Eu tenho pacientes que ainda estão muito angustiados por não ter vacina contra a Covid e a vida estar voltando à rotina de trabalho”, explicou. A expressão síndrome da cabana foi originada no começo do século XX e serviu para relatar experiências de pessoas que tiveram que ficar isoladas por grandes períodos como as nevascas que aconteciam no Hemisfério norte.

A especialista também explicou que todo tipo de isolamento pode acabar desencadeando a síndrome, especialmente se o período for longo e estiver associado ao medo. Não é somente o fato de estar dentro de casa por muito tempo, a sensação de que do lado de fora algo desconhecido pode provocar sérios danos.

PUBLICIDADE

O ato de sair de casa não é mais algo natural como antigamente. Hoje em dia as pessoas precisam se preocupar com vários fatores e usar máscara, distanciamento e ainda lidar com o medo do contágio. Caso você sinta muita dificuldade de sair de casa não tenha medo de procurar uma ajuda profissional.