Jair Bolsonaro afirma que vacina contra o coronavírus não será obrigatória, dando ‘voadora’ em João Dória

O presidente da República rebateu diretamente as declarações feitas pelo governador do estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (sem partido) refutou as argumentações realizadas pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), a respeito da obrigatoriedade ou não da vacinação da população contra o coronavírus. O presidente da República expôs normas para o seu eleitorado demonstrando que seria inviável exigir que a população se submeta ao imunizante.

PUBLICIDADE

Em sua fundamentação, Jair Bolsonaro gravou com letras maiúsculas que as decisões dos governos estaduais no sentido de tornar obrigatória a vacinação somente será possível após audiências prévias realizadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, deixou claro que o governo federal não compreende como necessária a imposição da vacinação para a população.

“O governo federal não vê a necessidade de adotar tais medidas nem recomendará sua adoção por gestores locais. Não vê necessidade de adotar”, disse o presidente da república em um dos trechos da publicação realizada na noite desta sexta-feira (16).

PUBLICIDADE

“O MS irá oferecer a vacinação, de forma segura, sem açodamento, no momento oportuno, após comprovação científica e validada pela Anvisa, contudo, sem impor ou tornar a vacinação obrigatória”, enfatizou o presidente.

As declarações de Jair Bolsonaro se apresentam como uma afronta direta para o governador do estado de São Paulo. João Dória declarou recentemente que o governo federal não poderia interferir nas decisões dos governos estaduais no sentido de forçar suas respectivas populações à vacinação contra o agente infeccioso. Várias vacinas estão em fase final de testagem em todo o país, sendo aguardados para o fim do ano.