in

Fuga cinematográfica: 17 presos conseguem escapar da Papuda durante a madrugada de maneira inimaginável

Policiais estão em busca dos criminosos, a fim de recapturá-los; tentativas de fuga na Papuda são constantes.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao menos 17 condenados fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda, na madrugada desta quarta-feira (14). Os detentos conseguiram fazer um buraco no teto de uma das celas onde estavam todos os foragidos. Episódios como este têm sido comuns na Papuda. Em janeiro deste ano, três presos do mesmo bloco C do CDP conseguiram empreender fuga. Na sequência, no mês de março, houve uma nova tentativa de fuga, esta sem sucesso.

Publicidade

Até o momento, seis dos fugitivos já foram recapturados, de acordo com as informações apresentadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). As equipes da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), policiais penais e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estão nas ruas em busca dos suspeitos.

Publicidade

Publicidade

Segundo o delegado Agnaldo Curado, secretário de Administração Penitenciária do Distrito Federal, foi instaurada uma sindicância para apurar as causas de facilitação para a abertura do buraco no teto pelos detentos.

Publicidade

Tentativa de fuga

A última grande tentativa de fuga verificada na Papuda aconteceu no dia 17 de maio deste ano, mas no bloco B. Na ocasião, os presos conseguiram quebrar os cadeados das celas e ficaram soltos pelos corredores.

Para fugir do presídio, os presos tentaram quebrar as paredes do pavilhão de segurança máxima, mas não houve sucesso. As forças de repressão agiram de maneira rápida, conseguindo conter a fuga em massa. Entre os presos estavam muitos criminosos ligados a facções perigosas, os chamados “faccionados”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com